7 fatores essenciais para uma gestão eficiente do faturamento em locadoras

O faturamento é um processo estratégico para a saúde de qualquer empresa e nas locadoras não é diferente.

Se o processo está sendo bem feito quase não é notada a sua complexidade.
Entretanto, se ocorre qualquer falha, isso gera uma dor imensa para a Locadora.

Alguns problemas decorrentes da ineficiência podem ser:

– Falha na cobrança
– Falha na manutenção dos dados de faturamento
– Envio em datas erradas
– Perda de receita

Já pensou no quanto você deixa de faturar por causa de erros básicos?

Estes são os 7 fatores a serem considerados na hora de compor um faturamento perfeito.

1) Faturamento Bruto:
Para calcular corretamente o faturamento bruto da empresa é necessário multiplicar o preço de venda do produto, mercadoria e/ou serviço pelo total de produtos, mercadorias e/ou serviços vendidos em determinado período.

2) Faturamento Líquido:
O faturamento líquido é igual ao faturamento bruto menos as deduções das vendas e impostos incidentes sobre as vendas. A dedução de vendas corresponde a vendas canceladas e mercadorias devolvidas.

3) Ponto de Equilíbrio:
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio.

Ele demonstra o quanto é necessário em vendas para que receitas e custos se igualem.
Trata-se de uma importante ferramenta de gestão financeira para identificar o mínimo de faturamento necessário para a Locadora não ter prejuízos.

Fonte: Sebrae

Fonte: Sebrae

4) Regime tributário:
É importante calcular corretamente o faturamento de uma empresa para que ela não pague mais impostos do que deveria, de fato, recolher aos cofres públicos, bem como evitar eventuais penalidades por conta de distorções encontradas pela Receita Federal.

Para funcionar como microempresa, o faturamento bruto anual não pode ser superior a $ 360.000,00. De $ 360.000,00 a $ 3.600.000,00 é considerada uma empresa de pequeno porte (EPP). O microempreendedor individual (MEI) só pode ter faturamento bruto de até $ 60 mil ao ano.

Para ser optante do Simples Nacional, por exemplo, a empresa só pode faturar até $ 4,8 milhões ao ano e não possuir débitos com o INSS e a União. As empresas enquadradas no Simples Nacional podem pagar, com uma única guia, os tributos federais, estaduais e municipais.

O Simples Nacional garante um tratamento tributário diferenciado. Com uma guia, a empresa recolherá até 8 tipos de tributos (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep, INSS, ICMS, ISS), conforme a atividade exercida.

5) Formação de preços:
Calcule corretamente o preço de venda para não perder dinheiro. Analise todos os custos fixos e variáveis para definir o preço de venda justo para o consumidor, competitivo e lucrativo para a empresa.

Na prática da formação de preços, deve ser levado em consideração:
– Custos variáveis ou diretos;
– Margem de Contribuição;
– Custos fixos.

6) Política de crédito:
As condições de pagamento que a empresa ofertará ao cliente devem ser bem analisadas. Defina uma política de crédito mais segura para a sua Locadora. Faça consultas nos órgãos de proteção ao crédito para  checar a saúde financeira do cliente.

É imprescindível manter esse controle e avaliar constantemente o nível de inadimplência. Isso pode ser feito por meio do sistema também.

7) Concorrência:
Não perca os concorrentes de vista. Mas, não tente copiá-los. Muitas vezes, eles estão praticando preços impossíveis para a sua Locadora e operando com margem tão baixa que a chance de quebrar se torna evidente.

A briga por preço só gera perdas e deve ser combatida com a oferta de benefícios e valor. Tenha diferenciais competitivos. Se a única coisa que você oferece ao seu cliente é preço baixo, o custo disso vai ser o não crescimento da sua Locadora.

Ao considerar todas essas variáveis, as chances de compor um processo de faturamento eficiente e saudável é muito maior!

Para te ajudar a garantir que esse processo seja realizado, evitando todos os problemas mencionados acima e, que podem ocorrer quando não estiverem mapeados, conte com o Sisloc!

www.sisloc.com.br
[email protected]
(31) 3269.6600
(31) 99988.0863